Plano de viagem

Chegou o dia da viagem, passerei a narrar a partir de agora nossas andanças pelo Japão, contar fatos que as fotos muitas vezes não contam, ficar uma lembrança para os que foram e para os que ficam, reduzir a ansiedade dos pais e familiares que gostariam de estar junto a seus filhos lá do outro lado mas tiveram que ficar para trabalhar, para cuidar dos irmãos e irmãs daqueles que foram, para manter a vida aqui possibilitando a realização do sonho do filho que foi para lá.

Esse day 0, que chamo a partir de hoje a etapa de preparação, durou anos, muitos do que verão fotos no facebook, instagram, whatsapp não imaginam que isso é o resultado de um longo trabalho, trabalho este que envolveu toda a família daquele que viaja, muita pesquisa, muitas horas gastas na frente do computador, horas gastas correndo atrás de passaporte, vistos, mantimentos para a viagem, para o acampamento de mais de 10 dias.

Por falar em planejamento vou descrever um método que usei com o pessoal do grupo de viagem para eles vivenciarem mais esta jornada, novamente aplicando o método escoteiro.

Nos dias de viagem pelo Japão em conselho de patrulha definimos as cidades e locais que iríamos, bem alto nível, para reservar hotéis e termos uma direção.

Deste plano alto nível dividi a viagem por dia, cada um ficou responsável por organizar toda a progrmação daquele dia, buscar o que fazer, descobrir como chegar, quanto gastar, onde comer, o que levar. Para muitos que nunca tinham saído do país ou mesmo viajado sozinho, já aprendem como fazer para que nas próximas ao menos nesta parte já se sintam confiantes.

Mas não é só o planejamento, no seu dia a pessoa terá que ser o responsável, nos guiar, conversar em inglês, nos levar aos ônibus, trens e metrôs, claro que estarei lá no fundo observando e entrarei se necessário mas sou do partido que a melhor forma de aprender é sofrendo e passando por situações inesperadas e que exijam uma reação do responsável no momento.

Todos reforçaram o inglês durante o período de preparação, aquele curso chato que a mãe mandava fazer ganhou um interesse especial neste período pois terá uma aplicação real a partir de agora.

Itens mais complexos como compra de passagem aérea, passe de trem, seguro viagem ficaram ainda concentrados nos adultos do grupo mas o dia a dia teremos estes guias que nos levarão aos passeios.

O plano ficou assim dividido:

Day 1 – Camila; Day 2 – Mauro; Day 3 – Bruna e Fabio (grupo dividido em 2 passeios); Day 4 – Mica; Day 5 – Enzo Quadros; Day 6 – Enzo Didomenico; Day 7 – Fabio

O dia da chegada e últimos dias no Japão pós Jamboree ficaram comigo mas seguindo sugestões de lugares do conselho de patrulha.

Anúncios
Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: