Day 6 – Diversão e responsabilidade

Exaustos, esta foi sensação ao acordar após passarmos o Day 6 inteiro na Universal Studios de Osaka. Todos aqueles que já passaram um dia inteiro em um parque de diversões debaixo de um sol de mais de 30 graus sabe do que estou falando.

Cansados mas felizes, felizes por passar o dia brincando, se divertindo, tendo novas sensações nos diversos brinquedos presentes no parque. Para todos lugar que vamos encontramos grupos de escoteiros, neste dia foi a vez de encontramos mais brasileiros e guatemaltecos, dentro da Universal, além de uma alcatéia inteira japonesa na estação de trem.

DSC_0062 DSC_0052 DSC_0032 DSC_0015DSC_0006

Mais uma vez pudemos verificar que o serviço de achados e perdidos neste país realmente funciona. Desta vez foi esquecido um iPhone ao lado da máquina de comprar bilhetes do metrô. Só nos demos conta quando já estávamos em outra linha de trem. Voltamos mais de meia hora depois e o celular já estava guardado na área de achados e perdidos daquela estação.

Apesar da preocupação dos pais e mães no Brasil em deixar os filhos em posse do dinheiro durante a viagem e da possível falta de controle deles, estão se saindo maravilhosamente bem. Desde o início da viagem tenho conversado com eles qual o valor mínimo que precisam ter até pegarmos o vôo de volta ao Brasil mas deixo com que eles gerenciem suas próprias contas, muitos deles pela primeira vez em outra moeda, em outro país, cheio de tentações para gastar, lojinhas e lembrancinhas.

Alguns já gastam pelo caminho, outros são mais conservadores e preferem gastar o que sobrar ao final, cada um ao seu estilo, vão se virando no dia a dia da viagem. O objetivo não é levar ienes de volta ao Brasil entretanto precisam ter dinheiro para comer, dormir e se transportar nos últimos dias, e ainda uma sobra para comprar algumas coisinhas na loja do Jamboree para os interessados. O controle diário tem funcionado e agora, chegando ao final da parte turística, antes de entrarmos no campo do Jamboree, tem sobrado o suficiente para que todos atendam estas necessidades básicas. Alguns que trouxeram dólares para umas comprinhas a escala da volta nos Estados Unidos já ficarão sem fazer compras lá pois resolveram, por conta própria, trocar uma parte dos dólares por ienes e usar no Japão.

Cuidar de suas próprias coisas, inclusive da parte financeira, desde novos é uma das coisas que o escotismo leva para a vida das crianças e jovens que passam pelo movimento.

Anúncios
Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: